segunda-feira, maio 11

Especial: Videogame e boa forma


Depois de um belo final de semana na casa da vovó, na praia ou até em casa, comemorando o dia das mães, onde você enfiou o pé na jaca comendo tudo o que bem quer, você engordou ao menos uns 500 gramas. Fala a verdade, na segunda-feira não rola um desespero quando sobe na balança ou você se lembra de TUDO que comeu? “Ah, mas eu só comi um bolo sozinho.” CARA, é um bolo! Quem nunca se empanturrou pra caramba não sabe o que é peso na consciência. Mas cá entre nós, não é só na academia que dá para perder aqueles quilinhos extras. Eu mesma já tentei fazer academia e ... acho muito chato! JULGUEM-ME!

Daí que um dia me sentei no sofá e olhei para o meu console e pensei: “Você podia me fazer perder aquele brigadeiro de panela que devorei sozinha...”, e não é que eu tive uma ideia?! Gente, é possível SIM perder uns quilinhos com videogame. “Aaaah, mas como? Só jogo Watch_Dogs e Mortal Kombat”.

Pode parar o que está fazendo agora e vem comigo ver como é legal se exercitar com a ajuda de um console.

Para começar, eu não sou formada em Educação Física e nem nada, só estou sugerindo atividades que todo mundo pode fazer em casa. Mas se você sofre com algum problema de saúde, consulte um médico antes de fazer QUALQUER atividade física, okay?!

Então, vamos lá.
Sabe aquela peça que vem junto com o videogame ou você pode comprar a parte, chamado sensor de movimento? “Ah tia, não sei o que é isso!” Calma, eu vou te explicar. Todos os recentes consoles disponíveis no mercado tem a opção de adquirir um sensor de movimento como, por exemplo, o Xbox que vem com o Kinect, mas cada marca tem o seu dispositivo, certo?! Esse negocinho que muitas pessoas julgam desnecessário, pode ajudar e muito em uma atividade física. Como? Fácil.


Vou me basear no dispositivo que uso: Kinect. O Xbox possui uma parte de jogos direcionados só para utilizar com esse acessório. Não que só a Microsoft esteja produzindo games para sensores de movimento, cada marca possui o seu especial. A Nintendo possui uma balança chamada Balance Board, que pertence ao Wii Fit Plus, que é super divertida. Um amigo meu me contou que esse recurso ajudou e muito no emagrecimento dele e olha que não foram 5kg, foram beeeem mais que isso. Nunca usei nada do Wii Fit, mas pelo que pesquisei você utiliza uma plataforma para pesar, jogar e ela te ajuda conversando com você. Louco, não?! Não vou me estender muito nesta parte... Vamos para as indicações:

Jogos com exercícios variados: 

Nesta primeira categoria, destaco os games mais conhecidos para se praticar aeróbicos e alguns treinos mais pesados como o UFC Trainer. 

Get Fit With Mel B (PS3)


Get Fit tem o objetivo de te passar um treino, semelhante aos de academia, no qual o próprio jogo irá te acompanhar, ajudando em cada exercício e mostrando o seu desempenho ao decorrer dos dias no qual você utilizá-lo. Ele ainda permite que você selecione um local onde gostaria de realizar as suas atividades.

Nike+ Kinect Training (Xbox 360)



O Nike+, como o próprio nome diz, permite que você tenha o seu personal em casa. Após uma "triagem" realizada bem no início, o game calcula quantas calorias você precisa perder, quais exercícios são realizados com melhor e pior performance, criando o seu treino a partir desses dados coletados. ***** Aos que se aventurarem a utilizá-lo, recomendo que você tenha um bom espaço antes de iniciá-lo. Os treinos dependem muito do quanto você pode se mexer. Caso o seu espaço seja limitado, alguns exercícios não poderão ser realizados.****

UFC Trainer (Xbox 360)



Quer perder kilos rápidos? O UFC é uma ótima opção, mas tem os seus pontos negativos. Já pelo nome, podemos imaginar o quanto os treinos são mais difíceis e sim, eles são. Apesar de você utilizar apenas o Kinect para treinar, os movimentos realizados são rápidos e precisam de uma certa flexibilidade e agilidade para serem realizados. Aos aventureiros, tomem cuidado e não esqueçam de consultar um médico ou professor de educação física para verificar se o seu corpo aguenta tais atividades.

Your Shape Fitness Evolved (Xbox 360 e Wii U)



O game acima se assemelha muito ao Get Fit projetado para o PS3. Uma das coisas que mudam entre os dois é a falta da possibilidade de trocar o cenário e a forma que os treinos são preparados.

Jogos de dança

Aos apaixonados por dança, nem preciso explicar o que cada jogo abaixo faz. O que é mais divertido nessa categoria é que você não precisa se preocupar com quantos pulos faltam para terminar o seu exercício. Basta colocar o disco, dançar, se divertir, suar muito e pronto, alguns kilos desaparecerão no próximo mês.

Just Dance (Xbox 360, Wii U e PS3)



**** No Just Dance 4, você tem a opção de jogar o Just Sweat, onde ele mixa as músicas com exercícios aeróbicos, body combat e até treinamento de líder de torcida.

Zumba Fitness (Disponível para todos os consoles)



Pessoal, o Zumba já foi comprovado por especialistas de que realmente gasta, em uma aula de 1 hora, uma média de 1000 CALORIAS.

Dance On Broadway (PS3)



Dance Central (Xbox 360)




Perder kilos brincando

Para aqueles que gostariam de jogar um futebol, vôlei com a galera, os jogos a seguir podem sanar a sua vontade. O primeiro da lista, Kinect Sports, te coloca dentro de diversas partidas de vários esportes. Legal, né?!

Kinect Sports (Xbox 360)



Wii Fit (Wii U)



O Wii Fit, conhecido também como Balance Board, acompanha os seus movimentos com a ajuda da balança, essa prancha branca que você confere aí no vídeo. Infelizmente não tive a oportunidade de adquiri-la, mas como citei lá em cima sobre a conversa com o meu amigo, esse dispositivo conversa com você para motivá-lo a fazer mais exercícios. Além de fazer aeróbico, você pode se divertir com outros tipos de games como o Wii Sports Resort.

Ufaa, acabamos. Viu que para ser saudável não precisa de muito? Vocês conhecem outros jogos legais além desses citados? Contem para a gente aqui nos comentários \o Então, bora sacudir o esqueleto e se divertir.

PS: Não se esqueçam de treinar com roupas adequadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário